O dilema Cam Newton

O dia é domingo 1º de Novembro. O ano é 2020. O New England Patriots, a menos de 1 minuto do fim da partida está perdendo para um rival de divisão, o Buffalo Bills, por 24 a 21 e tem a posse bola no Bills Stadium (New Orchard, NY). O empate estaria praticamente garantido com um Field Goal, mais ainda havia tempo para tentar a virada com um TD.

Em uma 2ª para 10 na linha de 19 jardas de Buffalo, Cam Newton corre com a bola após o snap. Ao chegar próximo a linha de 10 jardas de Buffalo, Newton é perseguido pelo DT Justin Zimmer que acerta um soco na bola forçando um fumble que é então recuperado pelo S Dean Marlowe.

Fim das chances de virada naquela partida e uma das 7 derrotas que New England (6-7) têm neste momento da temporada.

A partir daquela derrota para os Bills se intensificaram as críticas a Cam e algumas perguntas surgiram: Seria Cam Newton o quarterback certo para terminar a temporada 2020? Por que não colocar Jarrett Stidham nos jogos que restam para ver o que ele pode entregar? Vale a pena renovar o contrato de Newton para a próxima temporada?

Vamos analisar cada uma destas perguntas.

Cam deve continuar como QB titular nos jogos que restam?

Na opinião do Patriots Insider Brasil Cam Newton é o QB do atual elenco que melhor deixa a equipe de New England em condições de continuar lutando por vitorias nesta temporada, que ainda não esta 100% perdida (enquanto escrevo esta coluna os Colts confirmam a vitória sobre os Raiders, resultado que mantêm os Patriots na briga pelos playoffs). Muitos podem dizer que o time está nessa situação por culpa de Cam Newton, mas penso ser injusto afirmar isso desta forma.

Obviamente Cam cometeu erros nessa temporada, isto é inegável e o primeiro parágrafo trouxe um dos exemplos. Não tomou a melhor decisão ao correr com a bola desprotegida no braço direito com o campo aberto a sua direita (regra básica de como segurar a bola durante corridas: bola no braço de mesmo lado da sideline; naquele caso era o lado esquerdo como vemos no video abaixo). Mas ao mesmo tempo temos que olhar o contexto geral da equipe. O corpo de WRs de New England não é bom.

Fumble de Cam no jogo contra os Bills acabando com as chances de New England virar o jogo.

Outro motivo para a fraca produção do ataque se deve ao trabalho ruim que Bill Bilichick e Nick Caserio fazem nos últimos anos ao draftar WRs. O mesmo se aplica a posição de TE, já que durante os anos que tivemos Gronkowski não houve uma escolha de draft na posição que tenha se desenvolvido a tal nível. Apesar de Jakob Meyers e Damiere Byrd estarem fazendo o que podem, é difícil compará-los com outros WR1 e WR2 de times que estão a frente de New England. N’Keal Harry que foi uma escolha de primeira rodada no draft de 2019 (a frente de AJ Brown e DK Metcalf) hoje ocupa a posição de WR3 dos Patriots.

Por fim precisamos dar crédito às defesas adversárias que souberam neutralizar o ataque dos Patriots (49ers e Rams por exemplo), e ao mesmo tempo cobrar de Josh McDaniels mais criatividade em certas jogadas decisivas (exemplos: jogada final contra Seattle; 4ª para 2 na linha de goal contra os Rams).

Testar Stidham como QB titular nos jogos que restam?

Sitdham parece ser boa pessoa mas também não inspira muita confiança na minha opinião. Acompanhei dois jogos em loco em que ele jogou até hoje. O primeiro na preseason da última temporada contra os Titans no Nissan Stadium (Nashville, TN), em que teve uma atuação boa.

Poucos meses depois em uma partida de temporada regular contra os Jets no Gillette Stadium, vi Stidham substituir Tom Brady no último quarto do jogo depois de New England abrir vantagem de 30 a 7 no placar. No quarto snap de sua carreira Sitdham lançou uma pick-6, e na próxima campanha Brady já estava de volta ao campo para terminar o jogo.

Nesta temporada Stidham também não mostrou algo que gerasse alguma dúvida e o credenciasse a ser o titular. Algo me diz que McDaniels e BB também não confiam no produto de Auburn como QB titular, já que com saida de Brady preferiram manter Brian Hoyer e trazer Cam antes do início da temporada, e em sua capacidade de dar mais chances ao time de vencer.

Lembrando que apesar das chances pequenas os Patriots ainda podem se classificar aos playoffs. Caso ocorra uma eliminação na semana 15 ou 16 talvez exista a possibilidade de Sitdham ser titular em um ou dois jogos, mas tenho minhas dúvidas.

Foto de Patriots e Titans pela pre temporada de 2019 no Nissan Stadium.

Renovar o contrato de Newton ou não?!

New England não terá uma escolha top 3 no próximo draft que lhe permitiria selecionar Trevor Lawrence ou Justin Fields (os dois melhores QBs que declararam participação no draft). Os outros QBs disponíveis muito provavelmente vão precisar de lapidação, e não chegariam prontos pra assumir a posição de QB titular em uma franquia. Portanto, mesmo que os Patriots selecionem um QB em sua posição de escolha original ou subindo, será necessário ter um QB que carregue o time por um ou dois anos.

Na Free Agency não haverá nenhum QB de primeira linha, a não ser que os Cowboys se desfaçam de Dak Prescott (o que acho difícil, mas não duvido de nada vindo de Dallas). Uma opção muito ventilada na imprensa local seria uma potencial troca ou contratação de Sam Darnold junto aos Jets, que devem escolher Trevor Lawrence na primeira escolha geral do próximo draft. Sinceramente não sei em quais condições psicológicas Darnold se encontra depois destes últimos anos sob o comando de Adam Gase.

Como vimos não existem muitas opções no mercado e no draft, e a melhor opção que vejo é renovar com Cam por um ou dois anos. Um contrato de valor médio que não impacte muito o salary cap, já que foco deverá ser reforçar as posições de WR e TE. Em seu segundo ano no sistema dos Patriots, com um corpo de recebedores melhor, e mais afinidade com o playbook, acredito que Cam tem tudo para mostrar mais das boas atuações do que teve nesta temporada até agora. Tanto como uma ameaça com as pernas, quanto lançando mais a bola (como fez contra os Texans quando lançou para mais de 360 jardas). Enquanto isso poderíamos continuar desenvolvendo Sitdham ou iniciar do zero com outro QB jovem.

Vamos continuar acompanhando a situação e quem terminará esta temporada como QB titular do nosso New England Patriots.

#GOPATS

Nos acompanhe em nossas redes sociais:

Assista abaixo o video sobre a situação de Cam no nosso canal no YouTube. Se ainda se inscreveu, se inscreva no nosso canal e ative as notificações para receber alertas de novos videos.

Um comentário em “O dilema Cam Newton

Deixe um comentário