Quanto pode custar a troca por Deshaun Watson?

Assista abaixo a versão em video desta coluna no nosso canal no YouTube.

Um dos grandes temas da semana passada foi o rumor que o QB Deshaun Watson do Houston Texans pedirá para ser trocado. No mesmo momento que esta possibilidade ganhou proporção, New England apareceu como um dos principais destinos para uma possível troca. Nesta coluna vamos analisar quanto pode custar para os Patriots trocar e assinar com Watson.

Por que Deshaun deve pedir a troca?

As notícias vindas de Houston dão conta que os Texans prometeram a Deshaun Watson que ele faria parte da seleção do próximo General Manager da franquia após a demissão de Bill O’Brien (que teve passagem pelos Patriots e dividia as funções de Head Coach e General Manager). Não havia expectativa que ele escolhesse mas pelo menos poderia indicar candidatos e eventualmente entrevista-los.

Como ficamos sabendo os Texans acertaram a contratação de Nick Caserio, então diretor de elenco dos Patriots, para a vaga de General Manager. A equipe de Houston já havia tentado a contratação de Caserio em 2019, mas New England vetou a negociação. Ao contrário do que prometeram a Deshaun, não só ele não fez parte da seleção de Caserio mas também não foi informado da contratação. Watson ficou sabendo pelas redes sociais que Nick Caserio era o novo GM da franquia. No mesmo dia ele twittou: “Algumas coisas nunca mudam”.

Especula-se que ele se referia ao fato dos Texans continuarem a contratar profissionais que trabalharam em New England, sendo que o sucesso dos seguidores de Bill Belichick geralmente não acontece em outras equipes. A frustração de Deshaun Watson também parece ter sido compartilhada com companheiros de equipe, a quem ele teria confidenciado que pedirá para ser trocado. Se tudo isso é verdade ou não, talvez nunca saberemos mas geralmente onde há fumaça há fogo.

Um cenário de troca realista entre Patriots e Texans

Caso o pedido de troca realmente aconteça é bom que os possíveis times interessados se preparem, pois não será barato. Deshaun tem 25 anos e está a caminho de seu quinto ano na NFL. É justo dizer que ele é atualmente um dos 5 melhores QBs da liga, e é bem provável que não tenha atingido seu teto ainda.

É quase certo que Houston peça no mínimo 3 escolhas de primeira rodada, e provavelmente algumas outras escolhas. Franquias que possam oferecer jogadores, e principalmente QBs jovens, seguramente terão vantagem na disputa.

Para os Patriots o cenário abaixo não é inimaginável e poderia funcionar:

  • 1ª rodada de 2021 (15ª escolha geral)
  • 1ª rodada de 2022
  • 1ª rodada de 2023
  • Jarrett Sitdham (QB)

Existe também a possibilidade de New England envolver um de seus principais jogadores, que tem futuro incerto com relação a continuidade na franquia, e diminuir a quantidade de escolhas de primeira rodada:

  • 1ª rodada de 2021 (15ª escolha geral)
  • 1ª rodada de 2022
  • 2ª rodada de 2023
  • Stephon Gilmore (CB)
  • Jarrett Sitdham (QB)

Independente de qual cenário seja, e do fato de New England não ter feito boas escolhas no Draft (especialmente em primeira rodada), o valor da troca em escolhas de Draft é alto. Principalmente pensando na falta de talento ofensivo do atual elenco, trazer Watson e não lhe dar armas que ajudem a tirar o máximo de suas habilidades não é o ideal. A troca significaria 2 ou 3 anos sem poder selecionar um prospecto de impacto para a equipe através do Draft.

Como os salários podem impactar o salary cap de New England?

A situação salarial pode ser perigosa dependendo do teto salarial disponível da franquia que receber Deshaun Watson. Seu salário de 2021 é relativamente baixo por ser seu último ano de calouro ($10,5 milhões de dólares). A partir de de 2022 o valor sobre consideravelmente, chegando a $35 milhões de dólares garantidos em 2022 e $37 milhões em 2023 ($20 milhões garantidos + $17 milhões em premiações).

Para o cap projetado dos Patriots para 2021 ($60 milhões) não seria um problema e ainda sobraria pra reforçar a equipe em outras posições. Mas nos próximos anos será um salário bastante alto. Claro que poderia haver uma restruturação contratual e os valores poderiam baixar, mas não é provável que baixe tanto.

Penso que dificilmente os Patriots estariam dispostos a fazer esta troca por tudo que vimos acima, mas nada é impossível e Bill Belichick pode surpreender novamente. Resta saber se os Texans e o recém contratado GM Nick Caserio estarão dispostos a perder o QB da franquia e entrar numa reconstrução mais profunda, ou tentar acalmar os ânimos e continuar a reforçar o time mantendo Watson.

#GOPATS

Nos acompanhe em nossas redes sociais:

Deixe um comentário