Cam Newton renova com os Patriots

Em uma movimentação que agitou a NFL na ultima sexta-feira, Cam Newton e os Patriots acertaram renovação de contrato por um ano. Estima-se que o novo contrato pode chegar até $14 milhões de dólares. Quem acompanha os perfis da Patriots Nation Brasil viu que meu palpite era a volta de Cam para mais uma temporada.

Os valores da renovação

O primeiro contrato de Cam com os Patriots na temporada passada foi de produtividade com os valores mínimos estipulados pela NFL (cerca de $1,5 milhões de salário base, podendo chegar até $7,5 milhões com os incentivos de metas alcançadas).

A noticia do insider da NFL Network Mike Garafolo nesta sexta-feira é que o novo contrato tem apenas $3,5 milhões garantidos. Os outros $10,5 milhões dependem de metas de produtividade, que incluem números de jogos, premiações de MVP, ida ao ProBowl, seleção All-Pro, leve o time aos playoffs, etc.

Mesmo com aumento comparado a temporada passada, os valores ainda assim são baixos para um QB na NFL. É possível que Cam pudesse ter outras ofertas ao início na free agency na próxima semana, mas mesmo assim preveriu continuar nos Patriots por valores menores.

Cam será a última movimentação na posição de QB?

Todos os setoristas que cobrem os Patriots reportaram que é esperado que New England faça mais uma contratação de QB ou via free agency ou pelo draft. Com isso não haveria garantia que Cam será o titular, e que uma disputa pela posição ocorreria na pré-temporada.

A possibilidade de contratação de um QB experiente pela free agency é improvável, na minha opinião. O mercado continua extremamente caro para trocas (exemplo: Deshaun Watson onde 3 escolhas de primeira rodada parecem insuficientes para tirar o QB de Houston) e os possíveis free agents não empolgam tanto. A única exceção que vejo seria Jimmy Garoppolo, caso os 49ers cortem o antigo reserva de Tom Brady.

A opção do draft faz mais sentido, e é o que acho que irá acontecer. Apesar da dificuldade que um dos top 4 QBs da classe estejam disponíveis na escolha 15 que os Patriots possuem no momento, não ficaria surpreso caso uma movimentação ocorra e subamos algumas posições para selecionar um dos prospectos (apostaria em Trey Lance ou Justin Fields).

Os Patriots inclusive estiveram no Pro Day da North Dakota State University, em que o principal jogador é o QB Trey Lance. Tem sido reportado que os Patriots tem analisado de perto todos os QBs da classe.

O que pode ter levado a esta decisão?

Apesar dos resultados não terem sido o que se esperava dentro de campo, acredito que Bill Belichick manteve sua admiração pela liderança e atitude de Cam Newton fora de campo. Cam foi um dos capitães da equipe na última temporada e por diversas vezes foi descrito como o jogador que chegava primeiro e saia por último do centro de treinamentos.

Podem ter sido consideradas também as dificuldades enfrentadas em 2020 por causa da pandemia do coronavirus. Após ter sido cortado relativamente tarde pelos Panthers, Cam assinou com os Patriots e não teve pré-temporada. Apesar disso atuou bem nos primeiros jogos da temporada até ser contaminado pelo vírus. Depois disso Cam não foi o mesmo e sua atuação irregular.

Cam ainda pode dar certo em New England?

Com melhores armas no corpo de recebedores é provável que Cam tenha melhor atuação na próxima temporada. A expectativa de uma temporada mais normalizada e seu segundo ano no sistema dos Patriots também devem ajudar.

Obviamente Cam não é a resposta para o longo prazo, mas sua experiência na liga podem servir muito no desenvolvimento de um QB vindo do draft que tenham características semelhantes às suas. Este é o caminho que acredito que Bill Belichick tenha escolhido seguir.

Assista abaixo a versão em vídeo desta coluna no YouTube.

#GOPATS

Nos acompanhe em nossas outras redes sociais:

Deixe um comentário