O mundo da NFL virou de cabeça para baixo na ultima sexta-feira após a troca entre o San Francisco 49ers e o Miami Dolphins ser noticiada. Os 49ers sobem da escolha 12ª no draft para a 3ª e em teoria selecionará um dos prospectos da posição de QB. Os Dolphins recebem em troca uma escolha de primeira rodada e uma de terceira rodada de 2022, uma escolha de primeira rodada de 2023, alem da escolha 12ª dos 49ers deste ano.
E não parou por ai. Poucos minutos depois os Dolphins movimentaram mais uma vez a ordem de escolha no próximo draft trocando a 12ª escolha geral e uma escolha de primeira rodada de 2022 pela 6ª escolha geral dos Eagles. As equipes ainda trocaram uma escolha do meio do Draft: a 156ª escolha geral (dos Eagles) pela 123ª escolha geral (dos Dolphins).

Você pode estar se perguntando o que isso tudo tem a ver com os Patriots? Mais do que você imagina! Veja abaixo o que essa troca pode significar para New England.
Impacto na corrida por QBs vindos do Draft
É muito difícil imaginar que os 49ers fizeram toda movimentação abrindo mão de 2 escolhas de primeira rodada nos próximos dois anos para não selecionar um QB. Eu ficaria muito surpreso se o all-in de San Francisco for para um jogador de outra posição.
Sendo assim, a ida dos 49ers para a 3ª escolha geral deve tirar um dos top 5 prospectos da posição de QB mais cedo do que se esperava, ja que os Dolphins provavelmente escolheriam um jogador de outra posição nesta altura da primeira rodada.
Se Bill Belichick e os Patriots pensavam em subir da atual 15ª escolha geral e escolher Justin Fields ou Trey Lance antes da troca, agora terão que considerar que a subida é mais alta (possivelmente pra a 4ª escolha geral) e o valor não será modesto.

O que será de Jimmy Garoppolo?
Outro efeito que essa troca pode causar é uma possível liberação do QB atual dos 49ers Jimmy Garoppolo. Declarações do General Manager de San Francisco, John Lynch, antes e depois da troca reforçam que a intenção é manter Garoppolo. Porem é muito difícil pensar que com um QB calouro de alta qualidade chegando no time a titularidade do atual QB será longa.
Tampouco faz sentido para os 49ers se desfazerem de Garoppolo agora. O elenco é de calibre de Super Bowl e tem total condições de vencer a NFC com o atual QB que ja conhece o sistema (e levou o time ao Super Bowl uma vez). Neste caso Garoppolo seria uma ponte ate que o QB escolhido no Draft esteja pronto para assumir a titularidade.
Para o jogador obviamente isto não é o ideal, mas não existem muitas opções no momento. O contrato do jogador tem cerca de $25 milhões de dólares em salário para 2021. Quase nenhum time da NFL tem essa quantidade dinheiro disponível no salary cap para oferecer uma troca pelo jogador. Os Patriots por exemplo tem cerca de $9 milhões dólares disponíveis (contando com os contratos dos jogadores que serão selecionados no Draft 2021) o que torna a troca impossível.
A única opção de Garoppolo para se transferir é reestruturar o contrato atual diminuindo consideravelmente o salário de 2021. Acho difícil que isso aconteça, por isso acredito que o jogador deva permanecer nos 49ers neste ano e buscar uma troca ou liberação somente em 2022. Neste caso vejo como possível um retorno do QB para New England.
Outro problema, não só para os Patriots mas todas as equipes que estejam interessadas, é o valor de uma possível troca por um jogador que não tem conseguido se manter saudável. Garoppolo perdeu 23 dos últimos 48 jogos devido a lesões. Por causa disso o valor de uma troca deve cair. Hoje eu pagaria uma escolha de quarta rodada se fosse um GM interessado em Garoppolo.
Assista abaixo a versão em vídeo desta coluna no YouTube.
#GOPATS
Nos acompanhe em nossas outras redes sociais: