Após muita espera finalmente chegou o primeiro dia do Draft 2021. Principalmente para nós torcedores dos Patriots as ultimas semanas foram de muito ansiedade por todos os rumores envolvendo New England e alguns dos prospectos da posição de QB. Mesmo a escolha não sendo o que muitos de nós esperávamos, ela se apresentou como a melhor possível pelas circunstâncias que a noite de ontem trouxe.
A “surpresa” na escolha dos 49ers e agressividade dos Bears marcam as 14 primeiras escolhas
Apos duas primeiras escolhas em que todos esperavam com Trevor Lawrence e Zach Wilson sendo selecionados por Jaguars e Jets, o futuro da escolha dos Patriots começou a mudar quando os 49ers selecionaram o QB Trey Lance na terceira escolha geral. Algumas especulações apontavam que Mac Jones era o preferido da equipe de San Francisco, mas no fim das contas a escolha foi outra e não tanto esperada.
A escolha dos 49ers fez com que um dos melhores prospectos, o QB Justin Fields de Ohio State, estivesse disponível por muito mais tempo. Isto criou esperança que os Patriots pudessem fazer uma troca para uma escolha mais cedo e selecionar o jogador. Tudo mudou quando os Bears efetuaram uma troca com o Giants pela 11ª escolha geral e selecionaram Justin Fields.
O QB Mac Jones cai no colo dos Patriots na 15ª escolha
Quando os Patriots renovaram com Cam Newton por um ano ficou claro que buscaríamos uma opção a longo prazo via Draft, e este também foi meu palpite. Por algum tempo parecia que a única opção dos Patriots seria fazer uma troca ja que havia chances dos 5 melhores QBs sairem antes da 15ª escolha que New England obtinha.
No fim das contas a troca não foi necessária e o QB Mac Jones de Alabama estava disponível quando os Patriots estavam no relógio. A escolha faz sentido pelo o atual momento da franquia e das opções realistas (Mac Jones, Trey Lance e Justin Fields) era a que mais combinava com o estilo de jogo de New England.
É verdade que Jones não é o mais atlético dos calouros mas é considerado o mais inteligente, tem ótima presença no pocket e é muito preciso nos passes (curtos, médios e longos). Todas essas características são muito valorizadas pela comissão técnica dos Patriots, e tudo indica que Mac Jones era o preferido desde o principio.
Na temporada 2020 do College o QB teve 77,4 % de passes completos, 4500 jardas, 41 TDs e somente 4 interceptações. Jones tinha um suporte absurdo em Alabama com um time de recebedores sensacional, um ótimo RB e uma linha ofensiva de primeira linha que levaram Crimson Tide ao titulo. Mas Jones era o líder do time e também se destacou muito.
Mac Jones será o titular ja em 2021?
Bill Belichick em entrevista logo após a escolha dos Patriots respondeu a mesma pergunta dizendo que Cam Newton é o QB titular, e que Stidham e Jones irão brigar pela posição. Belichick também destacou que Jones tem muito sobre o sistema dos Patriots para aprender e que isso leverá tempo.
Acredito que será exatamente como Belichick colocou, Jones terá changes na pre-season e caso se apresente melhor opção como titular do que Cam pode assumir o time. Mas as chances do QB permanecer como reserva em 2021 são grandes. Independente da questão da titularidade ja na próxima temporada ou não, o mais importante é que agora os Patriots tem um plano para o futuro.
Conheça um pouco mais sobre o novo QB dos Patriots
Michael “Mac” Jones nasceu em Jacksonville, Florida onde estudou e jogou no time de futebol americano na The Bolles School (High School).
🎓Jones inicialmente se comprometeu a University of Kentucky em 2017, mas após receber um convite de bolsa de Alabama voltou atras e se comprometeu a Crimson Tide onde estuda comunicação de negócios.
🔴 Apesar de ter entrado faculdade um ano antes do normal ele não jogou a temporada 2017 do College e permaneceu em desenvolvimento até fazer parte da equipe em 2018.
🏆 Após quase dois anos na reserva de Tua Tangavailoa (que se declarou para o draft em 2020), Mac Jones assumiu a titularidade e levou a equipe ao título do College Football da última temporada vencendo Ohio State na final.
📈Números de Mac Jones nos anos de College:
🏈 Alabama – 2018 (era terceiro reserva e atuava mais como holder)
123 jardas / 38,5% de passes completos
1 TDs
0 INT
🏈 Alabama – 2019
1503 jardas / 68,8 % de passes completos
14 TDs
3 INTs
🏈 Alabama – 2020
4500 jardas / 77,4 % de passes completos
41 TDs
4 INTs
Confira abaixo a versão desta coluna no YouTube.
#GOPATS
Nos acompanhe em nossas outras redes sociais: